quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Doenças de pele causas pelo sol


Muitas doenças são causadas pela radiação ultravioleta: na pele, pode ocasionar o temível câncer (principalmente nas pálpebras, orelhas, nariz, bochechas, lábios e outras regiões expostas), a retração de pálpebras inferiores (“aspecto de buldogue”) e o envelhecimento precoce; nos olhos, a radiação ultravioleta é responsável pelas seguintes doenças:

- Pinguécula e pterígio (a “carne crescida”);
- Disfunção lacrimal, inflamação permanente da superfície ocular ou olho seco;
- Catarata;
- Doenças do fundo do olho (cegueira causada por lesões da retina, que podem ser súbitas (maculopatia solar) ou crônicas (degeneração macular), isto é, decorrente dos muitos anos de exposição);
- Câncer das pálpebras e conjuntiva ocular.

Evitando danos
A única maneira de evitar essas doenças é a proteção contra a radiação ultravioleta, desde a infância. Algumas pessoas submetem-se ao sol por toda a vida, por questões profissionais), mas mesmo as pessoas que não trabalham sob o sol costumam ter um passado de sol. Na maioria das pessoas, cerca de 80% da exposição aos raios ultravioleta ocorre até os 18 anos de idade, fase em que o indivíduo geralmente está mais desprotegido. É essa exposição, no começo da vida, que irá cobrar um preço alto, mais tarde, na vida adulta.

Existem óculos claros, isto é, sem cor nenhuma, com proteção ultravioleta de 100%. E existem muitos óculos de sol, escuros, que têm qualidade ruim e não fornecem nenhuma proteção contra a radiação ultravioleta. Por isso, somente compre óculos de procedência confiável, porque não dá para distinguir, apenas observando, quais óculos têm proteção contra raios ultravioleta e quais não têm.

Os óculos ruins, de má qualidade, fazem mais mal do que ficar sem usar nada, porque quando se usam óculos escuros ruins, a claridade deixa de incomodar os olhos que, então, se abrem e ficam mais expostos à radiação.

Medidas preventivas
Seria ideal o uso de óculos escuros com proteção UVA + UVB desde a infância, mas realmente às vezes é difícil convencer a criança de que é importante o seu uso. Nem todas as crianças aceitam usá-los.

Outras medidas:
Uso de bonés;
Evitar a exposição ao sol entre as 10h e as 16h;
Consultas preventivas a cada dois anos com o oftalmologista (ou menos);

Exija o certificado
Nem sempre o selo estampado sobre as lentes garante a proteção adequada à radiação solar. Por isso, recomenda-se adquirir os óculos em lojas especializadas, que garantem a procedência e a qualidade das lentes. É somente nas ópticas e nos consultórios dos oftalmologistas, que contam com um equipamento especial, que se consegue verificar se os óculos possuem filtro de proteção solar.


Fonte: Guia Dicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário