quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Saiba quais os cuidados necessários para uma careca total saudável



Não é só quem passa na faculdade que pode aderir ao visual totalmente careca. E também não é preciso ser “duro de matar” (ave, Bruce Willis!) para passar a máquina no telhado e ficar com um visual ousado. Seja por praticidade, por estilo ou por falta de cabelo, o importante é saber fazer direito e tomar cuidado para não acabar de cabeça quente.

Conversamos com a dermatologista Estrela D’Aurea Machado* para saber quais os principais cuidados que deve ter quem vai tirar o escalpo e deixar a cabeça livre ao vento. “Não basta só passar a máquina”, conta. “É preciso ser cauteloso na hora de raspar e também depois. Chapéu e protetor solar são indispensáveis para os aspirantes a
Kojak.”

Philips Impress: Qual é a melhor maneira de raspar a cabeça?
Dra. Estrela: A melhor maneira é utilizar uma máquina de cortar cabelos. Geralmente esses aparelhos têm graduação para 1 milímetro. Caso queira um fio ainda mais curto, aconselha-se complementar com um aparador de barba, que corta o fio até 0,6 milímetro.

Que cuidados são necessários antes de raspar o cabelo?
O cabelo deve estar seco. Terminado o procedimento, é necessário aplicar cremes cicatrizantes ou siliconados para acelerar a reparação do couro cabeludo e, assim, protegê-lo. O ideal é realizar esse procedimento com um profissional, pois existe o risco de se cortar. No mais, utilize sempre um espelho, comece da nuca para cima e da frente para os lados e tenha cuidado.

Como se deve proteger a cabeça depois de raspado o cabelo?
Como os cabelos têm a função de proteger o couro cabeludo, é aconselhável o uso de loções protetoras solares e protetores de barreira, como bonés e chapéus.

O chapéu pode substituir o protetor?
A associação de ambos é mais eficiente.

Raspar o cabelo é prejudicial para o couro cabeludo? Faz o cabelo cair mais?
Ao raspar a cabeça, estamos removendo apenas o fio de cabelo e não danificamos o bulbo piloso, ou seja, a raiz do cabelo. Assim, não se observa alteração do número, aspecto ou crescimento dos fios.

A pele da cabeça é mais sujeita a câncer de pele?
Como a principal função dos cabelos é a proteção do couro cabeludo, a ausência deles pode facilitar a exposição aos raios ultravioleta, o que levará a danos no material genético das células da pele, podendo até causar lesões pré-cancerígenas e/ou cancerígenas.

Que sinal demonstra que não estou cuidando direito da cabeça raspada?
Para identificar o fotodano (dano causado pelos raios solares), devemos observar a ocorrência de lesões descamativas, avermelhadas e ásperas, que necessitam de tratamento e acompanhamento com médico dermatologista.

*Dra. Estrela D’Aurea Machado é formada em Medicina pela Unesp e é especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.







Fonte: Impress

Nenhum comentário:

Postar um comentário