quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Vitiligo na Infância,tipos, causas e tratamentos

 
O vitiligo é uma doença cutânea na pele que não pode ser transmitida através do contato com uma pessoa que possui esse problema.

É muito comum o vitiligo iniciar-se na infância. Em aproximadamente 25% dos casos os primeiros sinais de despigmentação iniciam-se antes dos 10 anos de idade, e em cerca de 50% antes dos 23 anos de idade. Menos de 10% dos casos aparecem após os 42 anos.
 

As manchas de vitiligo nas crianças podem aparecer em qualquer região, predominando em áreas de trauma (mãos,pés,cotovelos,joelhos) e face. Começam geralmente como manchas brancas e o diagnóstico pode ser difícil no início da doença, confundindo com manchas congênitas (como o Nevo Hipocrômico), que nem sempre são diagnosticadas ao nascimento. Pode ser necessário exames com lâmpadas especiais ou acompanhamento do quadro clínico para um diagnóstico preciso. Outras doenças que podem estar associadas precisam ser afastadas, como o Hipotireoidismo. Além das manchas congênitas, muitas vezes precisamos fazer diagnóstico diferencial com outros tipos comuns de manchas brancas em crianças.

O tratamento do vitiligo em crianças requer uma abordagem não somente dos aspectos clínicos da doença mas também de implicações psicossociais. Uma criança com manchas visíveis na pele requer cuidados especiais. Precisamos de uma abordagem mais profunda no sentido de buscar possíveis fatores desencadeantes, já que frequentemente encontramos desajustes familiares ou outros aspectos psíquicos envolvidos. É freqüente o surgimento da doença em crianças após perdas em várias esferas psíquicas, como separação dos pais, falecimento de um familiar ou pessoa próxima, mudança de residência ou escola, entre outras.

Um suporte psicológico geralmente é necessário, já que a condição do vitiligo pode ter um impacto profundo na imagem corporal das crianças afetadas. Em relação ao tratamento clínico tem-se evoluído. Hoje dispomos de equipamentos de Fototerapia e novos medicamentos que nos proporcionam mais segurança e eficácia no controle e regressão da doença na infância. Importante ressaltar que quanto mais precocemente iniciar-se o tratamento, maiores serão as chances de sucesso.


A alimentação tem alguma influência no vitiligo? Uma alimentação saudável proporciona benefícios para a saúde em geral. 

   Grande parte dos casos de vitiligo é derivada de um problema genético ou de alguma deficiência no sistema imunológico do organismo, sendo assim a má alimentação não é o fator determinante para o surgimento da doença, mas as vitaminas podem ajudar a diminuir as substâncias tóxicas.

A combinação de tratamento e vitaminas como as: Vitamina A, Vitamina C e Vitamina E são agentes fundamentais para a cura.

Quais são os tipos de vitiligo? As manchas na pele podem surgir em várias partes do corpo. São classificadas em:

Simétrico: Atinge os dois lados do corpo.
Assimétrico: Atinge apenas um lado do corpo.
Segmentar: Atinge apenas uma área segmentar do corpo.
Circunscrito: Atinge uma área pequena do corpo.
Universal: São manchas mais escuras.
Congênito: São manchas de nascença.
Generalizado: Atinge 90% do corpo.
Ocular: Atinge a retina do olho.


Quais são os sintomas do Vitiligo? O vitiligo não apresenta nenhum tipo de sintoma. Os pacientes que possuem a doença procuram um especialista para tratar o desconforto estético ou em casos específicos, quando ocorre alguma queimadura no local.



Fonte: Dermatologia.net/ D'Aurea Machado Clínica Integrada da Pele

Nenhum comentário:

Postar um comentário