terça-feira, 20 de setembro de 2011

Hidratação facial, saiba a sua importância



Qual é a importância da hidratação?

A hidratação facial é de extrema importância para recuperar o equilíbrio, permitindo o retorno da maciez e suavidade. Sua principal ação é estimular a retenção hídrica, da água, no meio intracelular, promovendo a hidratação de dentro para fora. Como resultado a cútis recupera a elasticidade e luminosidade. Além dos cuidados a hidratação facial também previne e atenua linhas de expressões.
 
As células são anucleadas, constituídas de queratina e impregnadas com lipídios (como a ceramida). Conferindo a esta camada o controle da perda de água e da penetração de diversas substâncias. As células mais superficiais vão sendo eliminadas pouco a pouco se incorporando ao manto hidrolipídico.

O manto hidrolipídico é formado de uma porção lipídica (sebo da pele e gorduras epidérmicas), uma porção hídrica (água perdida pela transpiração natural da epiderme) e de uma porção gasosa. Além disso, tem o PH mais ácido variando entre 4,5 e 5,5. Funciona como uma barreira protetora evitando a proliferação de bactérias patogênicas.

A principal função do manto hidrolipídico é proteger a pele contra a evaporação excessiva da água contida na epiderme, livrando-a do ressecamento. Sua composição varia de pessoa para pessoa conforme maior ou menor atividade das glândulas sebáceas e sudoríparas.

Porém, com tantas mudanças na ação do tempo, não podemos descuidar, pois sabemos que existem vários fatores que contribuem para o ressecamento da pele.
O importante é usar após higienização produtos que contenham:
  • Ácido Hialurônico: Sua propriedade forma um filme a pele fixando a umidade sendo hidratante (retém água na pele), dá maciez, suavidade e tônus.
    • Origem: crista do galo;
    • Utilização: cremes hidratantes e cremes para contorno dos olhos;
  • Colágeno: Sua propriedade oferece grande poder de hidratação, dá sustentação à pele.
    • Origem: ossos e tendões de bovinos;
    • Utilização: cremes nutritivos e hidratantes;
  • Elastina: Sua propriedade aumenta a elasticidade da pele e a retenção da água. Aumenta e melhora o turgor da pele.
    • Origem: tendões de bovinos;
    • Utilização: Cremes, géis ou loções.
  • Pentaglycan: Sua propriedade atua como hidratante.
    • Origem: tecido conjuntivo animal e humor vítreo;
    • Utilização: cremes, géis, loções nutritivas e hidratantes.

A pele produz hidratação natural? A hidratação natural da pele é produzida no manto hidro-lipídico, essa lubrificação, protege a pele do ressecamento e envelhecimento precoce. Quando esta proteção é retirada favorece o ressecamento e descamação.

Quais fatores favorecem o ressecamento? A pele pode ficar ressecada por fatores genéticos ou fatores externos, como: No inverno a produção de suor e de sebo diminui; Ambientes com ar condicionado, por exemplo, fazem a pele perder mais água do que o normal; Condições climáticas como vento e sol em excesso aumentam a perda de água; Banhos demorados com água quente eliminam uma parte importante do manto hidrolipídico.

Qual é a importância da hidratação facial? A técnica de hidratação realiza a renovação celular profunda, proporcionando a melhora da aparência da pele. Durante o procedimento os ativos levam nutrientes para a pele proporcionando regeneração, proteção, elasticidade e mantém o equilíbrio hídrico da pele.

Quais são os princípios ativos presentes na hidratação facial? A hidratação possui quatro importantes ativos: Colágeno, que possui propriedades altamente hidratantes; O Ácido Hialurônico ajuda a reter a água na pele; A Elastina atua no aumento da elasticidade e retenção da água e Pentaglycan com ativos hidratantes.

Quais são as principais diferenças entre cada tipo de pele? Cada pele apresenta peculiaridades que quando identificadas tornam possível uma hidratação com resultados positivos. A pele normal apresenta poros fechados e não tem tendência para acne; A pele oleosa possui poros dilatados e excesso de oleosidade na Zona T, testa e nariz; A pele seca apresenta poros fechados e não tem brilho; Já a pele mista apresenta poros dilatados no nariz e na testa, com uma leve tendência a formar cravos nessa região.

Como é o processo da hidratação facial? Após identificar qual é o tipo de pele é realizada uma higienização, em seguida a esfoliação e a drenagem linfática facial, que estimula o sistema linfático e a elasticidade. Este processo é necessário para uma ação eficaz dos princípios ativos da hidratação.

Existe alguma contra-indicação para realizar a hidratação facial? O profissional pode verificar com o paciente se existe alergia contra algum componente presente na fórmula dos produtos e hidratantes. E, pessoas de qualquer idade podem fazer o tratamento para obter o aspecto luminoso e saudável na pele.
 
Fonte: D'Aurea Machado Clínica Integrada da Pele/

           Estética Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário