terça-feira, 22 de novembro de 2011

Dermatologia

A dermatologia é uma especialidade médica que cuida das doenças da pele, englobando também algumas partes do corpo que estão ligadas como cabelos e unhas.


Veja as camadas da pele para entender melhor quais são as suas partes e como é o funcionamento natural do crescimento de pêlos e da composição das células.




A pele é o revestimento externo de proteção do corpo que é composto por três camadas: epiderme, derme e hipoderme. Os problemas cutâneos podem iniciar através de alguns fatores agravantes como exposição exagerada ao sol, infecções, queimaduras e ferimentos, e é a partir da profundidade do ataque à camada da pele que se determina o tratamento específico para cada caso.

A pele desempenha inúmeras funções no organismo humano como:

• Eliminação de toxinas através das glândulas sudoríparas;
• Proteção do organismo;
• Termorregulação;
• Sensorial;
• Imunológica;
• Renovação dos tecidos de revestimento;
Como sabemos a pele é constituída por três camadas de fora para dentro que são epiderme, derme e hipoderme.

A epiderme, formada por tecido epitelial estratificado córneo tem uma estrutura diversificada que é constituída por células como queratinócitos (responsáveis pela produção da queratina) , melanócito (responsáveis pela pigmentação da pele), anexos cutâneos (pêlos, unhas, glândulas) apresentando , ainda cinco camadas como:

Camada basal ou germinativa: é a região onde estão as células jovens com intensa capacidade de reprodução ou mitose;

Camada espinhosa: onde estão presentes as células de Malpighi, responsáveis pela produção de queratina;

Camada granulosa: é a área onde são encontradas células achatadas formadas por grânulos de queratina;

Camada lúcida: aqui encontraremos células anucleadas, achatadas e ricas em queratina;

Camada córnea: é formada por diversas células mortas que constituem uma capa de queratina e que se renova continuamente. Esta camada é responsável pelo aumento da espessura da pele , principalmente na palma da mão e sola dos pés. É a camada da pele que protege o organismo contra agressões físicas, químicas e biológicas do meio ambiente;
A renovação constante da epiderme ocorre para manter a sua integridade e se inicia a partir das células basais que levam de 60 a 75 dias para chegar até a camada córnea.

Além do sistema queratínico a pele também é formada pelo sistema melanocítico que tem como célula de importância primordial o melanócito, responsável pela síntese da melanina que é o pigmento da pele.

Estes melanócito estão em nível da camada basal e se encontram na proporção de 1 para cada 10 queratinócitos basais nos indivíduos da raça branca podendo existir em maior quantidade nos indivíduos mulatos e negros.

A luz solar auxilia no processo de ativação da síntese de melanina na pele tornando-a mais bronzeada.

Ainda na epiderme e derme estão presentes as células de Langherans que tem função imunológica porque atua como fagócito nos processos alérgicos e infecciosos como micoses provocadas por fungos.

Os anexos da epiderme são o folículo pilossebáceo, a glândula sudorípara e a unha.

O folículo pilossebáceo é composto pelo pêlo, glândula sebácea e músculo eretor do pêlo que tem estrutura muscular.

Os folículos pilossebáceos estão dispersos por várias regiões do organismo sendo que existem regiões como barba e couro cabeludo onde os pêlos são mais espessos porém as glândulas sebáceas são menores enquanto que na face há predomínio de pêlos finos mas com glândulas sebáceas bem desenvolvidas.

As unhas são lâminas de queratina que recobrem as falanges e originam-se da matriz ungueal e seu crescimento é contínuo servindo como um elemento de proteção das pontas dos dedos.

As glândulas sudoríparas são de dois tipos: apócrinas e écrinas.

As glândulas sudoríparas apócrinas desembocam nos folículos pilossebáceos e secretam um líquido leitoso constituído por substâncias protéicas, lipídicas e glicídicas.

Estas glândulas estão presentes em regiões do corpo como axilas, genitais, etc e sua secreção apresentam odor típico que é proveniente da decomposição pela ação das enzimas bacterianas.

As glândulas do tipo écrinas estão presentes nas regiões palmo plantares e em toda extensão do corpo lançando sua secreção diretamente sobre a epiderme.

Pele limpa é pele saudável!
A derme é a camada intermediária entre a epiderme e a hipoderme sendo constituída por substância fundamental, fibra, vasos e nervos e, ainda, folículos pilossebáceos e glândulas sudoríparas.

A derme apresenta três camadas diferentes que são:

Camada papilar: é a região onde estão presentes as células e as fibras colágenas;
Camada reticular: é intermediária entre a camada papilar e a hipoderme apresentando feixes de fibras colágenas mais espessas;
Derme adventicial: é encontrada ao redor dos folículos pilossebáceos, glândulas e vasos sendo formado por feixes delgados de colágeno;

A substância fundamental encontrada na derme tem composição de mucopolissacarídeos ácidos, 70% de fibras colágenas, fibras elásticas associadas às colágenas, fibras reticulares também associadas às colágenas com intensa elasticidade.

Estas fibras associadas se entrelaçam formando uma trama na derme que é responsável pela elasticidade e resistência da pele.

Ainda na derme são encontrados os vasos sanguíneos e linfáticos, células como fibroblastos, histiócitos e mastócitos que tem funções como síntese de fibras colágenas, elásticas e reticulares e de defesa da pele.

A hipoderme é formada por células adiposas que se agrupam formando lóbulos separados por filamentos de colágeno e por vasos sanguíneos.

A constituição celular dos adipócitos apresenta basicamente os lipídeos do tipo triglicerídeos e colesterol, vitaminas e água.

A hipoderme tem importantes funções como proteger o organismo contra choques e traumatismos, atuando ainda como reserva energética e isolante térmico. A Dermatologia é a área da Medicina responsável em manter integro o sistema anatomo-funcional da pele, tanto preventiva quanto terapêutico na vigência de alguma disfunção.

No Brasil os médicos são registrados junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM) e representados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, uma entidade com grande número de associados que se destaca no cenário mundial, e influência os cuidados da pele a partir de campanhas de conscientização voltadas para a população e para a mídia.

Identificar uma doença de pele logo no seu primeiro estágio é um diferencial importante em seu tratamento e a informação sobre as manifestações não contagiosas de diversos casos ajuda no convívio social para a diminuição de preconceitos.


Cuidar da pele é viver bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário