quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Terapia Fotodinâmica saiba mais



QUAIS DOENÇAS PODEM SER TRATADAS COM A TERAPIA FOTODINÂMICA?
A terapia fotodinâmica está indicada para tratamento de câncer de pele do tipo não-melanoma (carcinoma basocelular e doença de Bowen) e queratoses actínicas, que são lesões pré-malignas. Estudos comprovam, também, ação no tratamento da acne e do envelhecimento causado pelo sol.


O QUE É TERAPIA FOTODINÂMICA?
A terapia fotodinâmica consiste na aplicação na pele de um medicamento sob a forma de creme ou loção. Este é absorvido pelas células tumorais e, posteriormente, ativado pela luz do aparelho, promovendo destruição seletiva das células cancerígenas, preservando as células saudáveis ao redor da lesão.


QUAL É A VANTAGEM DESTE TRATAMENTO?
A vantagem deste tratamento é que, quando indicado, substitui o procedimento cirúrgico, tratando seletivamente as células doentes. Assim, oferece melhor resultado estético, diminuindo o risco de cicatrizes. Além disso, a terapia fotodinâmica também pode ser indicada em tumores múltiplos, recidivantes ou quando a lesão está localizada em uma região cuja técnica cirúrgica seja mais complicada.


COMO É O TRATAMENTO? O QUE VOU SENTIR? DEVEREI TER ALGUM CUIDADO APÓS O PROCEDIMENTO?
O procedimento é realizado em nossa clínica e começa com a aplicação do medicamento e posterior colocação de curativo sobre o local. Após um período de tempo pré-determinado, o curativo é removido e realiza-se a exposição à luz. Durante esta fase do tratamento, o paciente pode sentir algum desconforto, que é minimizado com a utilização de analgésicos.

Nos dias seguintes ao procedimento são necessários poucos cuidados, que não comprometem a rotina do paciente, como evitar a exposição ao sol, usar protetores solares e pomadas cicatrizantes. Podem ocorrer vermelhidão, inchaço e crostas sobre a área tratada, mas a pele recupera-se, geralmente, em 2 a 3 semanas.


QUANTAS SESSÕES DE TRATAMENTO SÃO NECESSÁRIAS?
Na maioria dos casos são realizadas 1 ou 2 sessões. O número de sessões depende da indicação do tratamento e da resposta individual do paciente. O intervalo entre as aplicações pode variar entre dias e meses, dependendo de cada caso.


QUEM NÃO PODE FAZER A TERAPIA FOTODINÂMICA?
O tratamento é contra-indicado em pacientes que apresentam doenças desencadeadas ou agravadas pela luz (como lúpus eritematoso e porfiria), mulheres grávidas ou amamentando e pacientes com hipersensibilidade (alergia) ao medicamento utilizado.


COMO SEI SE ESSE TRATAMENTO ESTÁ INDICADO PARA O MEU CASO?
Você deverá consultar seu médico, que fará o diagnóstico e indicará o melhor tratamento para o seu caso. Se a escolha for terapia fotodinâmica, será feita uma avaliação na nossa clínica para planejar a terapia. Depois de concluído o tratamento, você retornará ao seu médico para fazer o seguimento clínico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário