quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Todas as dúvidas sobre o botox (toxina botulínica) respondidas aqui!!!


O que é a toxina botulínica?
 É a toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. A substância, inicialmente utilizada pela Oftalmologia e Neurologia, para tratamento de desvios musculares, há alguns anos passou a ser utilizada na Dermatologia para a correção das rugas dinâmicas, com ótimos resultados. Ficou conhecida pelo nome comercial de Botox mas também é comercializada, no Brasil, com os nomes de Dysport, Prosigne e Xeomin.

O que são rugas dinâmicas?
As rugas dinâmicas, ou rugas de expressão, são aquelas provocadas pela contração muscular da mímica facial, que leva, ao longo do tempo, à formação de vincos na pele.

Como funciona o tratamento?
A toxina botulínica atua impedindo a contração dos músculos faciais que dão origem às rugas. Com o relaxamento da musculatura, as rugas atenuam-se.

Onde pode ser utilizado?
Os principais locais da face onde pode ser utilizado são a região frontal (testa), a glabela (entre os supercílios) e região peri-orbitária ("pés de galinha"), mas também pode ser utilizado no terço inferior da face (rugas ao redor da boca e queixo) e no pescoço.
O tratamento com a toxina botulínica deixa a pessoa sem expressão?
Quando o procedimento é realizado sem exagero, tratando os grupamentos musculares que produzem mais rugas, a expressão da pessoa não é afetada. Vale a pena lembrar que nem todas as pessoas formam "pés de galinha" ao sorrir e nem por isso seu sorriso é inexpressivo.

Como é feito o procedimento?
A toxina, diluída em soro fisiológico, é injetada sob a pele, em pontos escolhidos de acordo com as rugas que serão tratadas.

Dói para aplicar?
Por ser injetado com uma agulha muito fina, a maioria dos pacientes relata que é perfeitamente suportável a sensação da picada. Alguns nem a sentem. Pessoas mais sensíveis podem utilizar um creme anestésico, aplicado 30 a 60 minutos antes do procedimento, para atenuar o incômodo.

Em quanto tempo o efeito ocorre?
O efeito começa a ser observado nas primeiras 48 horas e aumenta gradativamente nos 10 a 15 dias subsequentes à aplicação, quando se estabiliza.

Qual a duração do efeito?
O efeito do tratamento dura cerca de 3 a 4 meses, sendo então necessária uma nova aplicação para a manutenção dos resultados. Este tempo pode variar de acordo com cada pessoa. O procedimento pode ser repetido diversas vezes e, com a continuidade do tratamento, a duração do efeito pode aumentar.

A exposição ao sol atrapalha?
Não há evidências de que os raios solares interfiram no tratamento com a toxina botulínica. No entanto, lembre-se de que o sol é o principal responsável pelo envelhecimento cutâneo, evite-o ao máximo.

Tem efeitos colaterais? 
 Não são conhecidas reações alérgicas à toxina botulínica, porém podem ocorrer efeitos colaterais transitórios como dor de cabeça após o procedimento ou a ptose palpebral (abaixamento da pálpebra superior). Outro efeito colateral possível, é a formação de pequena equimose (mancha roxa) no local das injeções.

O tratamento é doloroso?
Depende da sensibilidade da pessoa. Pois algumas pacientes dizem que não dói nada, entre tanto outras dizem sentir uma leve queimação, porém nada comparado a uma cirurgia plástica.

Vale lembrar que durante a aplicação do Botox® a dermatologista aplica um creme anestésico tópico que reduz a sensação de desconforto durante as aplicações.

O Botox® paralisa a face?
Não. Se for aplicado corretamente por uma médica qualificada. O Botox irá apenas relaxar parte da musculatura facial onde foi aplicado reduzindo a contração muscular do local que conseqüentemente eliminará as rugas e as linhas de expressão na testa, entre as sobrancelhas e em volta dos olhos.
  
O Botox® pode ser aplicado em qualquer idade?
A aplicação do Botox® tem a finalidade de corrigir pequenas imperfeições causadas por cicatrizes, ou expressões faciais marcantes. Com o avanço da idade e geralmente o Botox® é mais procurado por pessoas acima 30 anos de idade onde os sinais começam a ser mais visíveis. Porém, independente da idade a paciente deve passar por uma consulta de avaliação para que a dermatologista possa avaliar se existe realmente a necessidade da aplicação do Botox®.

O botox® pode ser aplicado durante a gravidez?
Não. a toxina botulínica derivada da bactéria C, ou seja, o Botulinum e é contra indicado durante o período de gestação e amamentação.


Quais os cuidados apos aplicação do botox®?
Evite massagear a região onde foi feita aplicação do Botox® para que não ocorra difusão do produto para áreas não desejadas.

Evite prática exercícios físicos por 2 dias após a aplicação de Botox®. Os movimentos bruscos podem provocar a migração da toxina para músculos onde o relaxamento não é desejado, podendo desencadear uma reação adversa, como por exemplo ptose palpebral(queda de sobrancelha).

Evite viagens aéreas imediatamente após a aplicação de Botox® pois a alteração de pressão-ambiente pode provocar a migração da toxina para áreas não desejadas.

Caso a aplicação tenha ocorrido em áreas compostas por pequenos músculos, como por exemplo, o orbicular dos olhos no tratamento dos pés de galinha, recomenda-se manter-se na posição vertical e não deitar-se durante as primeiras 4 horas após a aplicação, pelo mesmo motivo citado nos ítens acima.

Nota-se um pequeno halo de vermelhidão e inchaço ao redor dos pontos de aplicação logo após a realização de procedimentos com Botox®. Esta é uma reação normal do organismo que desaparecerá em aproximadamente 5 horas.

Caso você esteja fazendo uso de aspirina ou medicamento similar, é provável o surgimento de hematoma após a aplicação de Botox®. Neste caso, é importante e recomendável notificar o seu médico sobre o uso destas medicações antes da realização do procedimento.

Sensações como dores de cabeça ou dores locais também podem ocorrer após a aplicação de Botox®. Isto é comum e resultado da tensão ocorrida durante a realização do procedimento. Estes sintomas devem desaparecer em no máximo 24 horas.

Caso a ocorrência de qualquer sintoma acima descrito persista, imediatamente contate seu médico e informe-o minuciosamente sobre as reações ocorridas e as medidas até então adotadas.

Fonte: Dermatologia.net/ D'Aurea Machado Clínica Integrada da Pele

Nenhum comentário:

Postar um comentário