Axilas a mostra costumam ser sinônimo de verão. Mas como vivemos em um País tropical, onde mesmo no inverno a temperatura pode chegar aos 30ºC, é essencial cuidar delas durante o ano inteiro. Afinal, você não quer correr o risco de desfilar com a pele da região cheia de manchas escuras, não é mesmo?
As causas para o escurecimento das axilas, são variadas: Pode ser desde alteração hormonal até obesidade ou consequência do método de depilação. Por isso, o tratamento deve ser prescrito por um médico.
Previna-se com hidratação
O tratamento ideal, porém, é mesmo a prevenção. Ou seja, agir para que as manchas não apareçam. Segundo a médica Alexandra Bononi, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, tudo começa com a hidratação. “A hidratação adequada das axilas é fundamental para evitar que a pele fique mais grossa e escura com o atrito das roupas no dia a dia”, comenta.
Aprenda a melhor maneira de hidratar corretamente a região. “Os cremes hidratantes podem ser aplicados nas axilas à noite, desde que os cremes não sejam oleosos e as axilas estejam secas. Aliás, os óleos hidratantes não são indicados, pois podem obstruir as glândulas da pele e desencadear foliculites e infecções”, explica.
Desodorante certo
Escolher corretamente o desodorante também ajuda a evitar o problema. Atualmente, há opções que prometem, além de garantir cheiro agradável, deixar as axilas livres de manchas. “São produtos que possuem em sua formulação componentes diversos que ajudam a regular a síntese de melanina e hidratam a pele como, por exemplo, o ácido linoleico, o óleo de girassol e o extrato de pérolas”.
Peeling e luz pulsada para manchas pré-existentes
Mas se as manchas já apareceram e insistem em não sair, o único jeito vai ser mesmo procurar um dermatologista. O tratamento que tem apresentado os melhores resultados é o peeling. Nele, o médico aplica uma substância ácida que queima superficialmente a região e, como consequência, provoca descamação. As manchas são retiradas junto com a pele descamada.
Fonte: Terra.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário